quarta-feira, 2 de abril de 2014

GLÚTEN

Comer ou não? Eis a questão!
O glúten é a bola da vez. A mídia sempre coloca uma em evidência. 

Primeiro vamos abordar um pouco sobre algumas dietas famosas, nem vou comentar das dietas malucas, isso é assunto pra um post só. 
"ahah"

O Brasil é o maior produtor de soja, 
vejam AQUI
Aí vem a mídia e diz:
-"Comam soja, tudo que tem soja." 
Aí descobre-se que a soja, como qualquer outro alimento, em excesso faz mal para qualquer pessoa, ainda mais para atletas, ela interfere no ganho de massa magra, e para os praticantes de musculação isso é um crime. Não é mesmo?! 
Saiba mais AQUI, e AQUI, sobre os aspectos negativos para nós praticantes de musculação.
- "Dieta da proteína"

CUIDADO! 
O excesso de proteína sobrecarrega os rins e fígado, mas alguns doutores afirmam que para pessoas com a saúde em dia não tem problema a ingestão do exagero. 
Eu acho que tudo que for demais é um problema, mas para isso existe o profissional mais que competente neste assunto, NUTRICIONISTA. Faça uma consulta e tenha uma dieta segura.
Saiba mais sobre a polêmica dieta da proteína AQUI

-"Dieta sem lactose"


Dieta que fez o maior sucesso entre as famosas, faz perder 5 quilos em poucos dias.

“A lactose é o açúcar presente no leite, ou seja, é um carboidrato. Muitas pessoas que fazem esta dieta e depois a introduzem novamente na alimentação relatam inchaço abdominal e falha na digestão”, afirma a especialista nesta matéria AQUI.



O ideal é saber fazer as trocas de forma correta, para não deixar o corpo em déficit.



- A moda agora é o glúten. Comer ou não?

Vamos lá...
Para os portadores de doença celíaca, o glúten age como um verdadeiro veneno, danificando a parede do intestino e causando uma série de problemas de saúde, como fadiga, má-nutrição, baixa estatura em crianças, perda de peso acentuada, diarreia ou prisão de ventre, gases, anemia, acne, etc

No geral, esta proteína está presente no trigo, cevada, centeio e malte e em algumas bebidas como a cerveja, vodca e uísque. 
Não deixa a dieta ficar monótona, mas como tudo na vida, em excesso faz mal e/ou engorda. 



O glúten é uma proteína de difícil digestão para todas as pessoas. Alguns autores citam AQUI que provavelmente todos nós podemos ter algum grau de sensibilidade ao glúten. Comeu pão e inchou a barriga? Está aí um sintoma de sensibilidade a esta proteína. 



Leia a matéria completa,AQUI, assim ajuda e muito aumentar o nosso conhecimento e, 

é assim que aprendemos a alimentar nosso "corpicho".



Eu particularmente aposto em NÃO EXAGERAR. Não como pães e outros que engordam, mas a aveia vai muito bem em grande parte da minha dieta.

Temos que aprender a selecionar melhor o que comemos. Uma boa escolha por alimentos que irão nutrir nossa máquina, vai garantir o bom funcionamento e uma vida saudável. Não quer dizer que ninguém morrerá mais, e sim como viverá. Vemos que quando comemos mal, percebemos uma falta de disposição para pequenas tarefas, eu mesma quando não pesquisava sobre alimentação e fazia as famosas dietas da moda, vivia fraca, até mesmo para carregar pequenas sacolas de supermercados. Isso é má qualidade de vida, devido a má alimentação.
Hoje, estou buscando cada dia mais informações, quero ter disposição para ser uma atleta da musculação, trabalhar na minha carga horária que não é leve e ter disposição para aproveitar com a família. 
Vamos comer bem, bem direitinho. 
:P

Veja nesta matéria AQUI, que fala sobre o glúten e a doença celíaca, que muita gente tem e nem sabe.
Espero que tenham gostado.
;)





Fontes:
www.buscasaude.com.br/materias-nutricao/dieta-sem-gluten/
www.dicasdemusculacao.org/gluten-aliado-ou-vilao-para-o-praticante-de-musculacao/

4 comentários:

  1. Adorei o post ♥ Gluten: Tenho medo de comer haha
    Beijos ♥
    O Melhor de Mim
    Há faço Layouts por um preço bem em conta ^ ^
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Gluten é a bola da vez nas dietas. já fiz a dieta da proteina e emagreci muito rapido, mas tambem ganhei tudo de novo muito rapido. tudo q vai rapido, volta rapido. hoje em dia faco Ra e sou bem mais tranquila em relação ao meu corpo. Beijão

    www.milcoresdeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal é estar de bem com si mesma né?! E eu também já fiz mil dietas e depois voltava todo o peso, muitas vezes o dobro que perdia, mas hoje levo toda minha mudança alimentar e práticas esportivas como estilo de vida e descobri que era tão simples mudar o corpo, a gente que complica né?! ahah super beijo Luiza.

      Excluir
  3. Olá Wal! Adorei o post!
    Vários alimentos e bebidas já foram a bola da vez, como o ovo, o vinho, o café etc. Creio que o caminho certo seja o equilíbrio, pois tudo em excesso faz muito mal à saúde.
    Beijinhos!

    http://lojaesmalte-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Se você pode sonhar, você pode fazer. "Walt Disney"

Voltar ao Topo da Página