domingo, 1 de fevereiro de 2015

MEMÓRIA MUSCULAR

Fiquei 3 meses sem treinar, comi mil besteiras neste intervalo. Não teve jeito, o stress não deixou passar, 
maaas...
VOLTEI semana passada para os treinos!
 hehe
Percebe-se que dei uma bela "murchada", engordei um pouquinho, apenas 4 quilos , e perdi um pouco da aparência saradona que havia conquistado, mas... 
Sem desânimo, já já recupero, e bem mais rápido que imaginam, nossos músculos tem memória, isso mesmo, memória muscular.

Quer saber o que significa isto?
Não tem como falar sobre este assunto sem entrar, pelo menos um pouco, na parte teórica, não irei aprofundar muito, mas vamos entender bem como funciona, vamos lá...
O que é essa tal memória muscular, e como funciona?

Ainda bem que estudos mostram que ao estimular novamente os músculos, por exercícios intensos, traz novamente a massa fortificada.
Tenho jeito!!! 


Sempre que aumentamos o ritmo nos treinos, exigindo mais do corpo, as células precisam trabalhar mais para tentar manter o corpo bem durante o treino. O músculo precisa de mais nutrientes e, principalmente, mais oxigênio para trabalhar, e é nesse momento que novas células começam a ser criadas, os miócitos, nossas células musculares. São estas células que nos ajudam a ficar mais sarados, ganhando cada vez mais massa muscular, só que... Quando paramos de treinar, por qualquer que seja o motivo,nossa massa muscular diminui, mas a quantidade de miócitos continuam a mesma, intactas, e o nome deste "fenômeno" é memória celular, e é por causa dela que quando voltamos a treinar, ganhamos hipertrofia de maneira mais rápida.
Que demais né?!

Só que... 
Quanto maior for o histórico de exercícios das pessoas, mais fácil ficará para que o organismo retorne à forma física anterior e "O ideal é que a prática da atividade seja iniciada na juventude, pois o processo de memória torna-se mais lento à medida que há um avanço da idade"
(personal trainer Alexandre Veiga, do Rio de Janeiro, parte da matéria pense leve

Eu achoOo mesmo, que devemos é tomar "rumo" nessa vida, e evitar parar de praticar nossa sagrada atividade física diária, sei bem que tem fases inevitáveis na vida, mas evitar é a palavra chave, porque minhas queridas, sofri demais esta semana de dor muscular, viu!!!
Atividades básicas, como caminhar ou sentar estava quase impossível. 
Vou EVITAR parar novamente, juro!
kkkk

Separei este vídeo com o médico explicando sobre este nosso assunto. 
\/ Não percam! \/

Voltei para a minha alimentação regrada, e #bora correr atrás do prejuízo. Semana que vem tem mais. 
Sigam me também no
 



Fontes:
www.malharbem.com.br/como-funciona-memoria-muscular
www.revistapenseleve.com.br

39 comentários:

  1. nossa que interessante! ^^ gostei muito do post, ainda bem que voce não desanimou, pq tem mt gente que desanima depois de ter dado uma parada .. isso ae foco e força gostei um bjoo

    ResponderExcluir
  2. Se começássemos do zero toda vez seria triste, já pensou? Hahaha Mas agora que passou a semana das dores #projetomonster #ficagrandeporra

    ResponderExcluir
  3. Se começássemos do zero toda vez seria triste, já pensou? Hahaha Mas agora que passou a semana das dores #projetomonster #ficagrandeporra

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeeeeeeeeei seu post, eu quando fazia tinha um corpo que me alegrava. Parei faz 1 ano já... to louca pra voltar, mas ainda não consegui encaixar no meu tempo. Sinto muita falta de ficar horas treinando e sair de lá renovada e motivada, a sensação é incrivel. Só quem faz sabe, preciso dessa sensação novamente e urgente hahaha. Beijoos...

    ResponderExcluir
  5. Eu admiro demais quem malha assim, eu me atenho ao pilates, mas conquistei alguns resultados interessantes, não como o seu, com esse corpão. Ainda bem que o corpo se lembra do nosso esforço, não é mesmo? Avante, moça, bora voltar a rotina, com esta garra exemplar!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, quando estamos determinados tudo ajuda. E nosso corpo não nos desampara não é?

    www.adoiis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Wal já "conhecia" a memória muscular, mas não tão afundo como você nos explicou agora! Estou voltando as atividades físicas e sei como é ficar todaa dolorida rsrsrsrsr...mas vai valer a pena! Este ano quero muito seguir de verdade suas dicas e treinos pra ficar sarada, você é minha inspiração. Bora malhar! Força! bjss

    Kika

    ResponderExcluir
  8. Foco no objetivo! Adorei o seu blog, também abordo sobre o assunto no meu, através do Projeto Verão (Leia-se Vida), dá uma procurada lá. Eu evito ficar mais que 1 mês sem atividade física. Acho que nem se quisesse muito eu conseguiria! Fico louca, maluca, pirada... Quando vejo o meu resultado de meses e meses de esforço indo para o ralo, ninguém segura! Concordo muito com tudo o que falou, se evitássemos "parar", não precisaríamos sempre "correr atrás dos prejuízos", seria mais fácil. Sem falar nas recaídas alimentares (eu tive uma no final de semana ). É fogo!!! Mas com o passar do tempo e a experiência vamos tomando jeito!
    Beijos querida

    ResponderExcluir
  9. Oi Flor!
    Adorei teu blog, tem várias dicas bem bacanas aqui...
    Estou sempre em busca do meu corpo perfeito, nunca estou satisfeita, porém não existe pessoa mais preguiçosa que eu... da uma dor nos músculos só de pensar em academia kkk
    Desde o ano passado, coloquei na minha cabeça que se não fosse a academia, iria caminhar na rua mesmo. Agora pergunta quantas vezes fiz isso? No máximo do máximo uma semana... Preciso de foco mesmo!
    Vou acompanhar teu blog pra me animar tbm.
    Beijo e Sucesso sempre


    Confessa pra mim ☺: Na hora da maquiagem sempre rola aquela dúvida sobre qual tipo de rímel usar, não é? Então hoje estou aqui para ajudar você a escolher o melhor rímel e a ganhar olhos de boneca! Vem comigo!


    http://alecanofremakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Seu corpo está o´timo,adorei saber mais detalhadamente sobre o assunto
    beijokas
    http://megapracima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acredito muito nisso e por isso não fico mais 1 dia sem exercício físico!!

    https://vidagourmetblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Post legal e bem detalhado parabéns, eu trabalho em academia e vejo o quão diferente fica o corpo quando uma pessoa para por um tempo de treinar e quando volta o ganho de massa magra parece que nem espinha , vem do nada!!!
    E nada melhor do que treinar certinho com movimentos corretos ,tendo uma boa alimentação e fazer disso constante no dia-a-dia porque não só o musculo se adapta mas também todo o nosso sistema.
    Bjos
    http://soelassentendem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que informação ótima! Eu estava pensando em voltar pra academia... parei faz um tempo, acho que mal consigo correr na esteira haha. Mas bateu o desânimo, sabe? De começar do zero... mas fiquei motivada com seu post. Obrigada pelas informações!
    Beijos
    www.camilecarvalho.com

    ResponderExcluir
  14. Salva ela memória muscular rsrsrs achei bem interessante isso , dá até mais um ânimo pra voltar a fazer as atividades físicas , logo você recupera o tempo perdido!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Quero começar a treinar, eu e meu esposo ainda esse mês, mais quero começar uma dieta junto, só que tenho muita dificuldade em comer coisas saudaveis, quero ficar marombeira. rsrsrsrs. Parabéns, seu corpo esta ótimo. bjssss

    ResponderExcluir
  16. Oiii lindona, vc está certissima em não ter desanimado, vamo q vamo que pela sua força de vontade e determinação vc nunca deixará de ter esse corpo lindo e saudável que tem ;)
    Arrasa demais gatona!
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  17. Olá Flor!
    Eu sou um pouco preguiçosa para essas coisas, mais estou precisando horrores e quero começar ainda esse mês, eu engordei muito, eu estava bem magrinha daí deixei de fazer caminha parece que surgiu uma lombriga dentro de mim que eu não paro de comer e nem tenho forças para continuar me exercitando.
    Mais ainda esse vou começar a minha vida mais saudável porque não ta dando mais. hehe
    Adorei o post!!

    Um Beijo Minha Flor!!
    Carol e Camila :*
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
  18. muito bom seu post de hoje, meu marido que interage mais neste assunto adorou, eu não sabia o que era memoria muscular e nem sabia que existia ele deu risada de mim , mas enfim me ajudou muito, bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nunca na minha vida ouvi falar da memória muscular - bem esclarecedor o seu post.
    Valeu!

    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca tina ouvido falar sobre miócitos, aprendi agora com vc e adorei.. Eu malhei durante um tempo co meu noivo em Londres , aí voltei para o Brasil e acabei não mantendo os exercícios, reparei que o pouco dos músculos que eu tinha diminuíram kkk , pretendo voltar a malhar no mês que vem , muito bom saber sobre essa memoria muscular, fiquei animada agora ... :)
    www.rachelbiso.com

    ResponderExcluir
  21. Oiii Wal, q interessante... eu sabia que o corpo retorna a forma msm depois d um tempo sem treino por causa dos fisioculturistas, q entram em off ne engordam tal e depois ficam saradões d novo kkkk eu nao sabia o nome q se dava a esse fenomeno, pra vc vai ser faci Wal, ta sofrido na volta mas logo passa hehej vc ama malhar . Pior e quem nao gosta e depois q para retornar e um sufoco. Beijao ate mais

    ResponderExcluir
  22. Quando penso em academia sinto uma preguiçaaaa, mas que bom que você voltou aos treinos, isso é bom demais :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Walll sddss.. bom eu nunca tinha ouvido falar sobre a memoria muscular.. mais sempre ficava pensando sobre isso porque sempre q volto a fazer exercícios a definição vem mais rápido, e agora sei porque haha adorei..
    beijocas
    jeeh sena

    ResponderExcluir
  24. Confesso sou preguiçosa para malhar...
    Ainda bem que os musculos tem memória porque recuperar tudo de novo...ufa!
    Parabéns pelo esforço.
    Sucesso!
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
  25. Você engordou pouco e nem é perceptível. Mas não pode descuidar né? Agora vai lá pra voltar ao seu corpo sarado kkkk. Boa Sorete linda!

    ResponderExcluir
  26. Isso ai, desanima não hein! kkk Boa sorte!
    http://letrasemvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Verdade se começarmos na juventude tudo contribui rs rs eu malhei 6 anos direto fazia musculação e ginástica estava com o corpo super bacana nada de gordurinhas pq comecei a malhar pq era muito magrela só tinha peito e bundinha rs rs mas parei e nunca mais peguei o ritmo , agora estou com 4 kg acima do peso e acabei d ter bb ela está com 4 meses e e pra eu perder esses 4 kg nem com oração está dando jeito rs rs tenho que ter disciplina mas está complicado. Bem vinda aos posts e a foco na malhação nem preciso dizer pq vc é disciplinada, bjs lindona!

    lisa-more.blogspot.ch
    As aventuras de uma recém-casada em outro país.

    ResponderExcluir
  28. Eu já tinha ouvido falar em memoria muscular e sempre quis ler mais sobre o assunto para entender melhor, adorei o post bem esclarecedor, preciso voltar a praticar exercicios urgente hahah bjos
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  29. O corpo humano é uma caixinha de surpresa, somos uma maquina se bem analisarmos, gostei desse post, acredito que muito como eu não tinha essa ideia de que nossos músculos tem memoria.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Wal que bom que voltou a malhar adoro as dicas, bom comecei meu projeto laine 2016 com a RA e caminhadas diarias por 30 minutos, final de semana pedalo em torno de 9 km, to me sentindo bem melhor,to dormindo melhor. Gostaria que vc desse dicas de receitas, saladas, sucos etc.
    bjokas

    lainemenezes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  31. Muito explicativo seu post, vou indicar ele pra Camila, minha prima, que faz academia, assim ela vai ficar mais informada sobre o assunto, e não vai abandonar a academia tão cedo

    ResponderExcluir
  32. WaaaaaL querida adorei isso, que mara rs, fico feliz de vc ter conseguido voltar, o dificil não é manter a rotina o dificil é o começara rotina... achei super interessante a parte da memoria muscular, não conhecia isso. preciso seguir seu exemplo, as vezes acho que estou ficanod velha para começar academia para ter um corpão assim... super beijos e bora lah malhar
    www.marianabeira.com

    ResponderExcluir
  33. O mal de começar academia é a minha vergonha quando era mais nova fazia naturalmente mas agora depois de madura e com esse novo corpo ...aja vergonha mas vou voltar
    http://www.simonebastos.com/

    ResponderExcluir
  34. Adorei! eu não sabia que esse fenômeno se chamava memoria muscular! Eu sou doida para fazer academia, mas tenho um cadinho de vergonha todo mundo lá já é bom e eu nem consigo fazer 40 flexões T.T
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Muito bacana o post! Eu não sabia nadinha disso. Gostei muito do seu blog!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  36. Eu já havia comentado este post, mas não poderia deixar de reparar no novo visual do blog.
    Ficou mais clean...

    bjs
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
  37. serio ?!! eu nao sabia isso de memoria muscular! deve ser por isso q meu corpo nao eh tao terrivel kkk pq comecei a fazer exercicios desde pequena, e sempre volto de epocas em epocas!! adorei saber disso Wal!

    ResponderExcluir

Se você pode sonhar, você pode fazer. "Walt Disney"

Voltar ao Topo da Página