domingo, 21 de junho de 2015

AERÓBICOS - ANTES OU DEPOIS DA MUSCULAÇÃO? ou EM JEJUM?

Antes do treino de musculação, sempre faço 10 minutos caminhando para aquecer, e no final faço 20 minutos correndo, geralmente faço o HIIT, mas evito correr quando o treino foi perna ou glúteo, porque sempre é muito intenso e após esmagar os músculos o ideal é evitar catabolizar (perda de massa muscular).

*Meu treino mudou, e comecei a fazer aeróbicos  em outro horário, faço meia hora pela manhã, antes do trabalho e a noite faço apenas meu treino de musculação. Sobre este novo treino, confira AQUI.

Maaas...
Qual o melhor momento para fazer 
a boa e velha esteira?

- É indicado fazer sempre no final dos treinos, de 20 a 30 minutos no máximo, para evitar a perda de massa muscular. Na musculação, o corpo usa principalmente carboidrato como fonte de energia, que estará em níveis baixos depois do treino. Dessa maneira, ao iniciar o exercício aeróbico, irá metabolizar (queimar) gordura mais rapidamente, sem passar primeiro pelo processo de usar glicogênio (carboidrato estocado nos músculos e fígado) como substrato energético. As reservas de glicogênio devem estar baixas para começar a lipólise (queima de gordura).


- Existe o AEJ "aeróbico em jejum", este deve ser feito por pessoas que estejam mais íntimas da esteira,  portanto deve ser evitado por iniciantes, e não ultrapassar meia hora, porque ocorrerá a perda de massa muscular também. Podendo ser feito na esteira, na praia, bike... Lembrando que deve ser de forma moderada. *"O pesquisador sueco Torbjorn Akerfeldt aponta ser possível solicitar três vezes mais gordura se exercitando pela manh㸠em jejum¸ comparado à mesma atividade promovida no período da tarde após as refeições. Akerfeldt ainda recomenda pelo menos seis horas em jejum antes da atividade. Nessa situação¸ acredita Akerfeldt¸ que o organismo não tenha muito glicogênio estocado para ser solicitado como fonte de energia¸ ou seja¸ teria que ir direto aos depósitos de gordura para fornecimento de energia para que se possa completar a atividade."

- É indicado também, quem tem tempo extra, fazer em outro horário, dividindo o treino para que evite a perda de massa magra e assim podendo fazer um trabalho aeróbico mais intenso, de até uma hora.

Quais aeróbicos que podemos fazer?


Não ache que é só esteira não...
Segue uma lista de ideias para não ficar entediada na academia.
(nenhum destes devem ser feito em jejum)






  1. Spinning (aula de bike com professor) Ou faça na bicicleta disponível pela academia, ajuda no fortalecimento das coxas, pernas e bumbum, deixando o corpo bem torneado e bonito.Uma aula de 40 minutos gasta em média 500 calorias.
  2. Jump, é composto por movimentos coreográficos que consistem em descer e subir de uma plataforma. Com objetivo de ganhar mais resistência, melhora respiração e coordenação motora, além de promover o mesmo gasto calórico que uma aula de bike.
  3. Step, faz o maior sucesso nas academias desde 1994, é uma modalidade feita sobre uma plataforma, sendo que esta pode ser de madeira ou de borracha.
    Atividade perfeita para manter o corpo saudável e deixar as curvas bem contornadas, prometendo aos seus praticantes muita estabilidade, resistência e firmeza.
    Em uma hora de exercício pode se perder em média 400 calorias.
  4. Pular corda, podendo ser praticada em qualquer lugar, promovendo maior coordenação motora, conhecimento do espaço, fortalecimento dos ossos e músculos, ganho de resistência e melhora da saúde respiratória. Garantindo muito suor e perda de 700 calorias em média de exercício executado por 1 hora.
  5. Corrida pelas ruas garante maior queima calórica, devido as diferenças do piso e temperatura e ventos, trabalham mais equilíbrio, coordenação motora e propriocepção - capacidade de reconhecer a sua resposta corporal a estímulos externos, testando os limites do corpo; mas correr na esteira garante maior frequência as atividades, e para garantir maior efetividade basta seguir a dica de alguns treinadores, que é fazer mudanças na inclinação durante o tempo escolhido.
Existem outros treinamentos aeróbicos, basta verificar na academia que frequenta. Eu mesma adoro praticar aulas de boxe, me falta tempo mesmo.
O que não pode faltar é vontade e criatividade, basta adaptar.

Fontes:
> www.dicasdetreino.com.br/erobico-antes-ou-depois-da-musculacao/ 
> *Artigo de Waldemar Guimarães (www.waldemarguimaraes.com.br/2009/08/16/artigo-115/)
> www.minhavida.com.br
> www.medicinadoesporte.org.br

25 comentários:

  1. adorei essas dicas, eu não consigo fazer nenhuma atividade em jejum, eu estou pensando em entrar na academia mas quero fazer dança, acho mais gostoso que ficar só em equipamentos, amei suas dicas e o post
    beijos

    Cris Artigos Femininos
    Canal

    ResponderExcluir
  2. Aeróbico em jejum,acho que eu ficaria fraca rsrsrs
    No momento só faço caminhadas diárias e procuro ter uma alimentação saudável
    Depois vem mostrar os resultados pra gente
    beijokas
    http://megapracima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não posso fazer exercícios físicos por causa de uma deficiência que tenho no joelho.
    Fica a dica para quem pode fazer.
    Beijos!
    http://descoladaurbana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. nossa esta questao é muito interessante
    eu sempre fazia meia hora e antes da musculação
    se eu não fizesse antes eu não fazia depois de jeito algum
    era como me sentia melhor
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Quando ia na academia eu sempre fazia esteira primeiro que a musculação. Hoje só faço caminhadas mesmo.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu estou pretendo fazer acadêmia futuramente e adorei as suas dicas, pois já sei o modo certo de proceder sem prejudicar a minha saúde.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  7. Eu faço so o aerobio, adoro correr na esteira. Corro por km e nao por tempo... To no treino para chegar nos 10k, mas ainda nao cheguei... da uns 40-50min por vez. Nao consigo fazer nada em jejum, mas tb nao posso comer muito. O que eu faço é sempre comer uma fruta antes.. Geralmente banana com aveia..
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu prefiro fazer aeróbico em jejum e depois comer algo levinho. Já passei mal.
    Adorei as dicas.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de fazer nada em jejum, não consigo nem pensar... rs
    Boas dicas, temos que ver o que vale a pena para alcançar o nosso objetivo sem prejudicar a saúde!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  10. Oi Wal!
    Eu não consigo fazer nada na minha vida em jejum, levo aquilo que o café da manha é a refeição mais importante e apesar da dieta bagunçada eu me como em 3 em 3 horas.
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  11. Oi minha querida e inspiradora! Hj acordei cedinho vim aqui e ja fiz minha sessao de yoga! Mas poderia ter feito jump. Adoro!
    Otimas dicas de exercicios que vc passou. Pular corda tbm e bom so nao gosto mto de step. 😁😁😁
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. oi
    excelentes dicas e o post muito bem explicativo.
    eu infelizmente estou impossibilitada de frequentar academias, por causa de problemas na coluna.

    ResponderExcluir
  13. Fico admirada com sua determinação ... e como você consegue dar conta de tantos exercícios e pensar numa aula de boxe aja disposição e muita força de vontade de manter o corpo em dia. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Muito boa as dicas Wal... tenho bicicleta em casa vou passar as dicas para mamis no auxílio a queimar calorias...eu tô fora de tudo que signifique perder!! rsrsrs
    Preencho a ficha do pilates e tem lá como objetivo: engordar!
    rsrsrsrrs
    Bjão,
    Pri
    www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
  15. Boa as dicas, muitas vezes a pessoa que começar a fazer algum tipo de exercício e não sabe como, Wal seguindo o blog vem conhecer o meu blog também beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas. Não sabia sobre fazer aerobico em jejum, achei bem interessante.

    Beijos!
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Wal, minha querida, vou passear mais aqui pelo seu blog. Consegui mudar um pouco a minha alimentação mas ainda estou pecando com os exercícios. Amei as dicas ♥

    ResponderExcluir
  18. Quando fazia academia tinha uma sequencia que pra mim que sou sedentária era puxada, mais lendo seu post entendi o motivo..rrss, se eu fizer qualquer coisa em jejum depois como o que pode e o que não pode, mais uma vez post riquíssimos.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  19. Seus posts é uma grande lição devida, muito inspirador
    é uma verdadeira aula de uma vida mais saudável
    eu gosto muito, poucas coisas eu sabia sobre alguns exercícios, agora fico por dentro de tudo
    adorei
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Não sabia dos aeróbicos em jejum,
    gostei bastante da explicação
    gostava muito de fazer step
    oh aulinha boa

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post, e é bastante informativo, fiquei curiosa sobre aeróbico em jejum quando falou no outro post, mas apesar do benefício que ele pode proporcionar, eu ainda assim não faria devido a minha pressão baixo, já desmaiei antes devido a ela e é horrível, evito tudo que possa levar a isso de novo haha

    ResponderExcluir
  22. wal as dicas foram super importantes pra mim, só não sei se a parte do jejum serve pra mim, vou começar com exercícios porque estou ganhando peso \oooo/ vou passar aqui sempre pra pegar dicas
    beijocas

    ResponderExcluir
  23. Que dicas legais. Eu não consigo fazer exercicios fisico em jejum.
    mas gostei da proposta e seus benefícios
    beijos
    #CFB

    ResponderExcluir
  24. Varias formas de se exercitar, ficar no mesmo exercício é chato mesmo, eu não faria em jejum não
    bjs

    mamaenathan.blogspot.com
    #CFB

    ResponderExcluir
  25. Nossa, Wal, sem ao menos meu cafezinho com leite, eu não consigo, passo mal mesmo, acho que não tenho muita resistencia para exercícios em jejum, ou é algo que vem com a medicação que faço para endometriose. Amei as dicas, amo correr e amo pular corda...tinha esquecido disso! Já é ponto positivo, não?
    Beijos, querida!
    Alê | CFB | www.divatododia.com.br

    ResponderExcluir

Se você pode sonhar, você pode fazer. "Walt Disney"

Voltar ao Topo da Página