domingo, 5 de julho de 2015

TIPOS DE PROTEÍNAS "na suplementação"- VEGETAL

Todas as postagens deste tema, estarão com link no final
Existem dois tipos de proteínas:
De origem animal e de origem vegetal, esta última é muito utilizada pelos veganos/vegetarianos (pessoas que não consomem nenhum ou parcial alimento de origem animal), e que deve ser bem escolhida e inserida de forma variada, pois quando consumidas isoladamente, não contêm todos os aminoácidos essenciais, por isso são consideradas incompletas, principalmente para quem pratica atividade física com objetivo de ganho de massa muscular, geralmente os nutricionistas fazem um cardápio equilibrado com um conjunto delas, para que não tenha deficit dos aminoácidos essenciais.

A proteína de origem vegetal é encontrada em leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, soja e a animal em carnes bovinas, suínas, frangos, ovos e peixes.


"As proteínas são macromoléculas essenciais ao corpo humano, constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos, que desempenham inúmeras funções como catalisação de reações metabólicas, replicação de DNA, resposta a estímulos, transporte de moléculas de um local para outro, entre outras.Os aminoácidos são encontrados em diversas fontes alimentares tanto de origem animal quanto vegetal. Os alimentos de origem animal, como as carnes, leites, peixes e ovos, são fontes de proteínas completas, ou seja, possuem todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas que os seres humanos necessitam, mas que não são capazes de produzir, isto significa serem alimentos de alto valor biológico.

Já os alimentos de origem vegetal, com exceção da soja, não possuem todos os aminoácidos essenciais. No entanto, existem algumas combinações alimentares que complementam os aminoácidos entre si, formando proteínas de alto valor biológico, como é o caso do arroz com feijão (cereal e leguminosa)." 
Parte da matéria com a Nutricionista Telma Ranalli
Mas seria muito fácil se a gente começasse a comer pratadas de arroz e feijão ou combinações parecidas, né mesmo?! 
Só que isto acarretaria uma pança gigantesca e ao invés de uma boa nutrição estaríamos estragando tudo. 
Todos os alimentos fazem bem, desde que sejam consumidos nos horários certos e de maneira equilibrada.

Vamos conferir e comparar algumas?

A proteína animal é melhor  que a vegetal? 

 "Não necessariamente. Equilíbrio é a chave. O ideal é consumir as duas em quantidades adequadas para atender as necessidades diárias. As proteínas de origem animal como as carnes,ovos, leite e derivados irão fornecer aminoácidos de alto valor biológico, ou seja, os completos, aqueles que o nosso corpo não consegue fabricar. Além disso, são ricas em ferro, cálcio, zinco e vitamina B12. Mas possuem a desvantagem de serem pobre em fibras e ricas em gorduras nocivas, sendo seu excesso na maioria das vezes associado á doenças. 

Já as proteínas de origem vegetal, como a soja, o feijão e a lentilha, possuem uma quantidade menor de aminoácidos essenciais, mas em contrapartida são ricos em carboidratos, vitaminas, fibras, e não possuem gorduras nocivas." 

Parte de uma entrevista com a Nutricionista Gerusa Carvalho.

Matéria completa sobre as proteínas na alimentação AQUI


Os maiores benefícios de fazer a troca da proteína animal para a vegetal são:

  • Reposição de proteína vegana;
  • Alergias alimentares;
  • Gastroplastias e demais pós-cirúgicos;
  • Intolerância a lactose.
A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, indica a ingestão de no mínimo 1 grama de proteína para cada quilo corporal, para as pessoas que treinam este valor pode subir para 1,2 a 1,3 gramas de proteínas por quilo corporal e dependendo do nível e objetivo do atleta este número pode chegar a 3 gramas de proteína por quilo corporal. 
(Apenas um profissional qualificado pode orientar, de forma correta para cada indivíduo, a quantidade ideal que possa estar ingerindo).

Para hipertrofia, qual proteína vegetal é a melhor e mais indicada?


  • CHIA - esta semente é riquíssima em inúmeros nutrientes como proteína, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina A, fibras e ômega 3. Em 100 gramas da semente, há 16 gramas de proteína.
  • AMARANTO - possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico, é fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes. Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). 
  • QUINOApossui em sua estrutura 14,12 gramas de proteína. Porém, quando cozida a quantidade cai para 4,40 gramas.
  • GRÃO DE BICO - quando cru oferece uma quantidade altíssima de proteína em média 20 gramas, mas quando cozido o número cai drasticamente (8,86 gramas), mas não há a necessidade de cozinhar o alimento. Além disso, o grão é muito rico em outros nutrientes como magnésio e potássio, por exemplo.
  • GERGELIM - esta semente carrega 17,73 gramas e, mais uma vez, a farinha apresenta uma quantidade do nutriente bem alta: 40,32 gramas.
  • SEMENTE DE GIRASSOL - esta semente fornece 20,78 gramas de proteína e a farinha parcialmente desengordurada proporciona 48,06 gramas. Podendo utilizar a semente nas saladas, fazer patê, inventar cookies, etc.
  • SOJA - podemos consumi-la de várias formas, em pó encontramos como extrato dela ou como a proteína isolada pura que fornece até 90% dela. Há variação de receitas também, como o leite de soja, tofu, iogurte de soja, queijo cottage de tofu e soja em grão. Todas estas variedades têm uma boa quantidade de proteínas. A soja cozida tem 3,3 g de proteína a cada colher de sopa.
  • PROTEÍNA DO ARROZobtida a partir de um processo enzimático, que isola a proteína do grão de arroz, fornece todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz, e são importantes para a recuperação muscular de atletas, além de auxiliarem no aumento da massa magra.  
  • PROTEÍNA DA ERVILHA - o feijão e a ervilha são as melhores fontes de proteína vegetal em uma alimentação sem ingredientes de origem animal, por serem boas fontes de proteínas, surgiram os suplementos à base de proteína de ervilha, uma ótima opção para complementar a dieta de vegetarianos, além de ser uma boa alternativa hipoalergênica, boa qualidade de aminoácidos essenciais e não essenciais, excelente fonte de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e fonte de ferro e zinco.
:.Lembrando que:.

O valor biológico determina a quantidade de proteínas encontradas nos alimentos que realmente são absorvidas pelo corpo. As proteínas que contém mais aminoácidos essenciais possuem melhor digestibilidade, tendo uma absorção no trato gastrointestinal mais eficiente. Para obter esta informação deve-se multiplicar o valor proteico de cada substância alimentar que compõem o cardápio, pelos fatores de utilização proteica, que são:

Fator de correção

Proteína de cereal = 0,5
Proteína de leguminosa = 0,6
Proteína animal = 0,7

Exemplo: 100 gramas de arroz tem 7 gramas de proteína
7 gramas de proteína x 0,5 = 3,5 gramas de proteína são absorvidas.

:.Gostou da explicação?.:
:.Saiba mais clicando na imagem abaixo.:


Fontes:
www.gourmetvirtual.com.br/noticias/proteina-animal-e-proteina-vegetal
www.webrun.com.br/h/noticias/saiba-quais-sao-as-dez-melhores-fontes-de-proteinas-vegetais-para-praticantes-de-atividade-fisica/15599/pag/2#exibir
www.globoesporte.globo.com

19 comentários:

  1. Sempre vejo apenas sobre frango, batata doce e banana kkkk
    Parabéns pelo post, estou comendo quinoa pela manha, com leite e aveia.
    O que acha?
    Um beijo.
    http://naodeixeocafeacabar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post! Nao sabia, por ex que quinoa e chia eram proteinas.
    Eu gosto muito de chia com frutas e iogurte.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Também acho legal equilibrar a proteína animal e vegetal. Achei bem legal e útil o post.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Wal, como sou vegetariana esse post me ajudou!
    Não sabia que feijão e lentilha se enquadravam em proteína, acredita? rs
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito bom o post,um dia eu fiz uma saladinha com tomatinhos,alface,manga e coloquei as sementes de girassol,deu uma crocância na salada,ficou muito boa!!

    Muiitos beijos e abraços *-*
    http://ummimoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post amiga
    Vai ajudar muitas pessoas alem de se informarem mais alem de que ajudara a muitos vegetarianos

    ResponderExcluir
  7. Uau! Que post rico!
    Queria saber mais sobre a alimentação proteíca para intolerantes da glutén e lactose. A proteína animal é ruim pra pessoas com essas sensibilidades?
    Post sensacional, eu não fazia idéia de que lentilha e feijão eram fontes de proteína.
    Beijos
    www.docefeitopimenta.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu acho super válido equilibrar a proteína vegetal e a animal. Adorei sua postagem bem esclarecedora
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  9. oi
    como sempre muito boa postagem. confesso que não gosto de feijão. masi tenho que me reeducar.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Wal!
    Gostei de aprender um pouco mais sobre as diferenças entre a proteína animal e vegetal =]
    Sempre temos dicas de como melhorar nossos hábitos alimentares por aqui e eu acho isso ótimo! =]
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post!! Super completo e explicativo!!!
    Confesso que sou bem eclética rsrs e gosto de comer de tudo!!!

    ResponderExcluir
  12. Feijão como proteína é novo pra mim, sempre enquadrem como carboidrato, inclusive na faculdade.
    Enfim, ótimo post.
    Amo quinoa com iogurte. Fica uma delícia.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  13. Uau esse post é de utilidade pública!
    Parabéns pelo post super esclarecedor...e tantas informações importantes, não sabia que a chia era rica em proteínas!
    Beijinhos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  14. Uau esse post é de utilidade pública!
    Parabéns pelo post super esclarecedor...e tantas informações importantes, não sabia que a chia era rica em proteínas!
    Beijinhos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  15. Uau esse post é de utilidade pública!
    Parabéns pelo post super esclarecedor...e tantas informações importantes, não sabia que a chia era rica em proteínas!
    Beijinhos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  16. O equilíbrio entre elas é fundamental para o bom funcionamento.

    Beijos
    Descolada Urbana

    ResponderExcluir
  17. Eu não sou fitness, mas acho esse assunto fundamental para todos os seres humanos!
    Gosto muito do seu jeito de escrever, deixa o assunto mais interessante e incentiva a dar uma re-olhada em nossa alimentação!
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post, alguns alimentos eu já sabia que eram proteínas e outros não. me esclareceu bastante!
    beijos!
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Arrasou Wal, esclarecedor.
    Não sabia nada a respeito. rsrs
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir

Se você pode sonhar, você pode fazer. "Walt Disney"

Voltar ao Topo da Página