quarta-feira, 29 de julho de 2015

TIPOS DE PROTEÍNAS "na suplementação"- AMINOÁCIDOS

Todas as postagens deste tema, estarão com link no final
Os Amino Ácidos são as unidades fundamentais das PROTEÍNAS e todas as proteínas são formadas a partir da ligação em seqüência com 20 tipos de aminoácidos.
Existem, além destes 20 tipos de aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas. Vamos nos ater aos principais aminoácidos indispensáveis para o atleta esportivo, que são os aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não produz e encontramos nos alimentos e suplementos, e o aminoácido glutamina, que é o mais abundante aminoácido de forma livre encontrado no tecido muscular e tem o papel fundamental no controle do catabolismo e anabolismo através da síntese de proteínas e na construção de tecido muscular.

Dentre os aminoácidos essenciais, 3 deles são chamados BCAA'S, abreviação para "Branched Chain Amino Acids" que significa "aminoácidos de cadeia ramificada". São eles: LEUCINA, ISOLEUCINA E VALINA.

A suplementação com BCAA'S está entre a mais importante para qualquer programa nutricional esportivo, pois eles são indispensáveis para a manutenção e crescimento dos músculos. Essa complementação reduz danos musculares e inibe a queda na força. Se ingerido logo após o treino, recupera imediatamente os músculos danificados, um dos motivos para recorrer a suplementação, mesmo que tenha uma alimentação adequada, prevenindo assim, dores musculares, o BCAA também tem a função de impedir o ácido láctico, uma substância que causa fadiga, durante a prática de exercícios.
Quando combinado com outros suplementos, pode-se aumentar a eficácia do BCAA, como por exemplo o suplemento picolinato de cromo, que aumenta a eficácia da insulina, promovendo a absorção dos aminoácidos livres e aumentando a síntese de proteínas no corpo; A Vitamina B6 e a Vitamina B12 que são fundamentais no metabolismo de aminoácidos. 
Os benefícios são:
  • Aumento de massa muscular;
  • Aumento de força, de energia, de resistência;
  • Manutenção muscular;
  • Ganho de massa muscular.

A LEUCINA é um dos 20 aminoácidos que as células do corpo humano utilizam para sintetizar proteínas, porém o organismo não produz, como mencionei acima.
Desempenha funções importantes no aumento das proteínas e atua como fonte de energia durante os exercícios físicos, aumentando a resistência e reduzindo a fadiga. Com habilidade única de estimular a síntese proteica muscular, e tem um impacto 10 vezes maior na síntese proteica que qualquer outro aminoácido.
A leucina ativa um complexo no caminho anabólico chamado "mammalian Target of Rapamycin" (mTOR). 
"A proteína alvo da rapamicina em mamíferos (mTOR) é um dos principais fatores responsáveis pela HIPERTROFIA CELULAR e de uma forma geral, pode ser ativada pelo estresse energético promovido pelo esforço (hipóxia e depleção de substratos, por exemplo), pela presença de hormônios (em especial a insulina), pela presença de aminoácidos (em especial a leucina) e pelo estresse mecânico provocado pela sobrecarga do exercício, especialmente o de força.  A combinação destes fatores (tipo de exercício, alimentação e ciclo de treinamento) ditará o ritmo de surgimento, manutenção e evolução dos resultados esperados."

Embora os três aminoácidos tenham grande importância, tem sido demonstrado que a leucina é o que apresentar maior ação sobre o tecido muscular. Seu papel diferenciado sobre o tecido muscular se dá devido a função de sinalizador, que pode ocorrer tanto de modo a estimular a síntese como também atenuar a degradação proteica muscular.

O tecido muscular não faz estoque de leucina, a quantidade ideal de consumo é baseada por meio da concentração sanguínea. Desta forma, tem sido demonstrado em humanos que elevar a concentração sanguínea em cerca de 2,5-3,0 vezes em relação ao valor de repouso pode promover os efeitos máximos sobre o tecido muscular. Este incremento é atingido facilmente com o consumo de 2,5-3,0 g de leucina (4-6). Sendo a leucina um aminoácido sinalizador, é importante lembrar que este aminoácido deve ser parte de um contexto proteico. Ou seja, os mecanismos celulares de ganho de massa muscular podem ser ativados com a leucina, porém, é primordial a ingestão dos demais aminoácidos essenciais para que a construção de proteínas musculares ocorra de modo efetivo. Portanto, esta quantidade de leucina deve ser ingerida preferencialmente dentro de um contexto proteico.


A ARGININA é considerada como um aminoácido semiessencial por alguns autores, é um aminoácido necessário para manter as funções normais do trato intestinal e dos músculos, bem como da defesa imunológica. Uma de suas características principais é ser a precursora do óxido nítrico (NO2), composto que ajuda na circulação do sangue no cérebro, coração, pulmões e nos órgãos genitais de homens e mulheres.

A GLUTAMINA além do controle anabólico e catabólico, dado pelo volume celular e da pressão osmótica, assim estimulando a síntese, atua também como nutriente (energético) para as células imunológicas. 
Durante períodos de treinamento intenso, tensão ou doenças, o metabolismo da glutamina é aumentado para fortalecer o sistema imunológico. Uma suplementação assegura que altos níveis de glutamina dentro das células sejam mantidos, o que significa que não ocorre catabolismo ou desidratação, pois a glutamina é capaz de captar água para o meio intracelular e estimular a síntese proteica.
Com a suplementação, o atleta se beneficia do aumento da síntese proteica, diminuição do catabolismo, a elevação dos níveis de hormônio do crescimento e fortalecimento do sistema imunológico. 

*Lembrando que:
Os BCAA's encontramos em vários alimentos, como os ovos e leites, porém para que haja um consumo seguro, sem excesso de gorduras extras, é recomendado a ingestão da suplementação para praticantes de atividades físicas em geral.
A glutamina o organismo produz, mas entra no mesmo caso dos BCAA's, pois a abundância deste aminoácido é produzida para atividades corriqueiras do nosso dia a dia, e quem pratica atividade física necessita de mais nutrientes.
A Arginina é indicada para atletas que queiram evitar a fadiga, principal limitador da performance, comum preocupação principalmente por atletas endurance, também responsável pela produção do óxido nítrico (NO), possuindo um efeito relaxador nos vasos sanguíneos, com isso, o fluxo de sangue para os músculos aumenta e consequentemente aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes que servem de energia para os músculos, diminuindo assim a concentração plasmática de amônia e lactato, responsáveis pela sensação de desconforto nos músculos (fadiga), e é indicado suplementar de 1,5 gramas a 3,0 gramas do aminoácido por dia.

Em todos os casos, é indicado consultar seu preparador físico e/ou nutricionista.



Fontes:
Apostila de produtos Max Titanium
integralmedica.com.br
docentes.esalq.usp.br/luagallo/aminoacidos.html
guiadenutricao.com.br
praquempedala.com.br/blog/dica-de-alimentacao-arginina-o-aminoacido-que-ajuda-a-diminuir-a-fadiga/

29 comentários:

  1. As proteínas são essenciais para o corpo humano, mais como você disse é procurar uma indicação de um nutricionista antes, Wal beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Legal...boas dicas... não conheço muito sobre Amino Ácidos e pensei que só faziam mal...rsrs
    Valeu!
    #ClickFB

    Infinito da Cris

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas, não entendo muito sobre amino ácidos, ou proteínas.Mas, pelo que pude entender são essenciais para o nosso corpo... Acho que tenho que fazer uma visitinha a nutricionista!
    Beijos
    #ClickFB
    www.emtonsfrios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Desde que comecei minha reeducação alimentar mudei somente os alimentos e entrei na academia. Lá muitos alunos comentam qual suplemento usam, qual é melhor, porém nunca tive curiosidade de usar, até agora não precisei hehe Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  5. Sempre fui uma ratinha de academia, por alguns problemas precisei me afastar, mas trabalhei com suplemetos um tempo e sempre me interessei por eles.
    Achei super bom seu post, afinal muitas pessoas tem preconceitos contra os suplementos, pra minha mae mesmo todo suplemento é bomba kkkkkkkkkkkkkk

    beijos
    http://blogluanamidorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas!
    Eu sou viciado em academia!! Uso todos os dias meus suplementos!!
    O BCAA acho fundamental par a recuperação muscular!

    ResponderExcluir
  7. Querida venho aprendendo muito com você
    você explica muito bem
    realmente proteína é muito importante
    e saber usar os medicamentos também

    Lindo Dia!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  8. Não entendia nada sobre esses assuntos, de suplementos, comidinhas fit, treinos, mas venho acompanhando seu blog, estou passando a entender sobre!
    Suas explicações são ótimas e super útil!
    Gostei =)

    ResponderExcluir
  9. Nossa quanta informação !!!
    Tô aprendendo muito contigo <3
    Eu só escuto falar em whey Proten pq agora estão nos produtos para cabelo.
    besitos

    blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  10. Muito esclarecedor! Não sou ligada a academia, mas preciso tomar vergonha urgente! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Que legal saber sobre os tipos de proteína na suplementação, não sabia de nada. Adorei o post.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sou completamente leiga no assunto, mas deu para ter uma leve noção...
    E como você mesma disse, é essencial procurar seu nutricionista!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  13. Eu sou leiga nesse assunto e você solucionou umas dúvidas que sobre suplementação.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  14. Preciso vir aqui mais vezes dar uma estudada.
    Sou leiga no assunto, mas quero entender melhor.
    Bjão Wal

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu estou em constante cuidado com minha alimentação e gostei muito das informações sobre proteínas e suplementação. BJks

    ResponderExcluir
  16. Sempre muito bom saber mais sobre esses produtos.
    Por aqui me cuido sempre.

    ResponderExcluir
  17. Falei sobre o BCAA no meu blog, comprei e não pude usar. #chorei
    Tenho cálculo renal e a nutri suspendeu, estou recorrendo apenas a alimentação mesmo, vamos ver. Adorei seu post.

    ResponderExcluir
  18. Post bem legal e esclarecedor, as proteínas são essenciais ao organismo, mas em excesso prejudicam. Como você informou é sempre importante ter auxílio profissional, não dá para sair consumindo à vontade.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie Wal eu não sabia nada sobre proteínas na suplementação com seu post passei a ter uma noção sobre o assunto.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  20. Uia!! Não sabia que tinha tudo isso de proteínas na suplementação. Sou totalmente leiga nesse assunto rs!
    Beijos,
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Já usei BCAA e foi ótimo senti muita diferença na recuperação muscular!
    Pretendo voltar a usar quando voltar com os treinos, beijinhos :*
    Www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  22. Já usei BCAA e foi ótimo senti muita diferença na recuperação muscular!
    Pretendo voltar a usar quando voltar com os treinos, beijinhos :*
    Www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  23. Adoro suplementos. Alguns desses eu nem conhecia. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Vou procurar minha Nutri e perguntar para ela sobre esses produtos que fiquei bem interessada.
    bj
    Lu
    www.blogsemprebelas.com

    ResponderExcluir
  25. adorei amiga
    as proteinas sao super importantes para o nosso corpo
    tem proteinas que nem fazia ideia qe existia

    ResponderExcluir
  26. Sempre aprendendo mais contigo, colágeno conheço bem mais as demais não tinha ideia.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Wal, acho super interessante os assuntos que você aborda aqui, bem esclarecedor, assim quando eu sentir que é necessário fazer uma suplementação já entenderei melhor o que é ideal.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  28. E eu tomava a leucina sem nem saber o que era. Adorei o post bem explicativo.Até salvei aqui pra quando voltar a malhar.

    Beeijos
    www.amorascomclasse.com

    ResponderExcluir
  29. Adorei conhecer um pouco sobre as proteínas, pois eu não entendo absolutamente nada heheheh
    Bjs
    www.onefashiongirl.com

    ResponderExcluir

Se você pode sonhar, você pode fazer. "Walt Disney"

Voltar ao Topo da Página