sábado, 29 de agosto de 2015

TIPOS DE PROTEÍNAS "na suplementação"- CASEÍNA

Todas as postagens deste tema, estarão com link no final
A proteína, em geral, é imprescindível na dieta de um atleta ou de qualquer praticante de atividade física, logicamente como falei anteriormente, para cada nível e desgaste físico, uma quantidade indicada para o dia a dia de cada pessoa. 
A caseína é um suplemento derivado do leite, portanto é de origem animal.
Apesar de ser menos conhecida que a whey protein, é ótima fonte de aminoácidos como a glutamina, que auxilia no aumento muscular, e a arginina, conhecida como percursora da liberação natural do hormônio do crescimento (hGH), que são de extrema importância para a construção muscular e combate na perda de massa magra.
De digestão mais lenta do que outras proteínas, pois forma uma espécie de gel no intestino, o que torna lenta sua absorção. A combinação da caseína com a whey é interessante, pois pelo fato de serem de absorções diferentes,  a bio-disponibilidade de cada um deles ocorre em momentos distintos, permitindo aminoácidos por longo período disponíveis na corrente sanguínea. Dependendo do tipo, pode proporcionar um time realease de proteína de 5 a 7 horas. 
Há dois tipos de caseína, a micelar e a hidrolisada.
Diferindo-se por causa do seu processo de extração, a micelar é encontrada em seu estado natural, sem grandes processos de transformação e é extraída através de filtrações, aumentando assim a quantidade de peptídeos bioativos, melhorando o sistema imune, deixando-o mais resistente aos vírus e bactérias. Favorecendo ainda mais o bom desenvolvimento muscular, promovendo um pico de ação de até 7 horas por ser uma proteína de absorção gradual e a caseína micelar também ajuda a realizar a queima de gordura.

Do tipo hidrolisado passa por processos que conferem a ela uma característica muito importante: a quantidade de proteína que é absorvida é muito maior em proporção quando comparado a micelar. Isso porque, quando a proteína é hidrolisada ela é quebrada em pedaços menores, como se passasse por um processo de pré-digestão. Por isso, o nosso organismo consegue absorvê-la de forma muito mais rápida, faz com que a bio-disponibilidade seja em menor tempo.

  
Seu consumo é indicado pela manhã ou à noite, antes de dormir. Pela manhã, como a primeira refeição, caso a pessoa não tenha tempo para preparar refeições neste primeiro momento, devido a correria da vida moderna, apesar da indicação sempre priorizar a alimentação sólida, mas dependendo de cada caso, o nutricionista vai orientar de forma personalizada, mas de forma geral seria na primeira refeição e à noite, pois ficamos muitas horas sem nutrientes disponíveis enquanto dormimos e com a caseína evita-se o catabolismo noturno. 
Uma troca deste suplemento seria com a albumina, proteína do ovo de absorção também lenta, de 4 a 6 horas aproximadamente, de alto valor biológico, porém o que a galera reclama é do gosto e cheiro do ovo, porém o preço da albumina é bem mais convidativo, pois a caseína, depende de cada marca, tem valor 2 vezes maior que a albumina, mas o sabor é super agradável, na maioria dos sabores e marcas.

Não há estudos que registrem contra-indicações com a caseína, mas como toda a proteína e dieta em si, deve haver cautela na ingestão, o acompanhamento com o nutricionista é o mais indicado, para que o mesmo faça o controle da quantidade de cada macronutriente, vitaminas e suplementação do dia, de forma personalizada, pois cada pessoa tem uma rotina e objetivos diferentes da outra.

Curiosidade - Como é feita a  extração da caseína?
"caseína (do latim "caseus", queijo) é uma proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite fresco.  Estas proteínas encontram-se com frequência no leite de mamíferos, sendo cerca de 80% da proteína encontrada no leite de vaca e entre 20% e 45% das proteínas no leite humano. Quando coagulada com renina é chamada "paracaseína" (caseína de coalho) e, quando coagulada através da redução de pH (utilização de ácidos) é chamada "caseína ácida". A terminologia britânica usa o termo "caseinogênio" quando a proteína não está coagulada e "caseína" quando a proteína está coagulada. Como existe no leite é um sal de cálcio.ponto isoelétrico da caseína é 4.6. É o ponto de pH em que ela precipita (coagulação ácida). A caseína não coagula com o calor. É precipitada pelos ácidos ou pela renina, uma enzima proteolítica produzida no estômago dos vitelos (bezerros) recém-nascidos (também é produzida por alguns tipos de plantas e micróbios). A enzima tripsina hidrolisa a peptona retirando o fosfato."
Ler mais... AQUI







Fontes:
definicaototal.com.br
Apostila de produtos da marca nacional Max Titanium
globoesporte.globo.com
homensquesecuidam.com/2011/12/albumina-pura-proteina-da-claro-do-ovo.html
treinomestre.com.br

20 comentários:

  1. adorei o post eu tomava albumina que é horrivel
    e colageno, que tbm não é tao gostoso assim
    adorei entender mais
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Interessante !! Nossa essas coisas não fazem parte da minha dieta rsrs mas adoro conhecer mais sobre o assunto, nem imagina como se extrai isso, "to passada" kkk. bjoks

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a caseína, muito menos sabia que ela era retirada do leite fresco! rs
    Sempre aprendo algo novo com seus posts...
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  4. Wal!!! Comecei academia mês passado! Tô tão animada e com disposição, agora suas dicas farão mais sentido nos meus dias haha!! Vou até rever alguns posts!!

    Beijoos
    camilanoparaiso.com.br

    ResponderExcluir
  5. Legal conhecer sobre o produto,confesso que não entendo muito rsrs
    beijokas

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não tinha ideia de que existia tudo isso de proteína. E fiquei boba de sabe como é extraída a caseína.
    beijos!
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Passei da hora de começar a malhar!
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    Descolada Urbana

    ResponderExcluir
  8. O Colágeno poderia ter um gosto melhor né. Boa dicas.
    bj

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do post,bem interessante!!Você sempre esclarecendo as dúvidas \o/
    Muiitos beijos e abraços ^-^
    http://ummimoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. As proteimas sao muito importantes para o nosso organismos e fundamentais tambem

    ResponderExcluir
  11. ótimo post, eu tomo colágeno e adoro. Não conhecia essa caseína achei bem legal!
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  12. Nossa desse lance de suplementação não entendo patufas de nada , são tantos produtos diferentes que a gente fica confusa rsrsrs , adorei as explicações!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Quanta informação, não sabia nada disso.
    Tem muita gente ai bebendo coisas sem nem pesquisar.
    Fazem porque estão mandando. Você é top Wal.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei Wal.
    A caseína é muito importante para o organismo, mesmo pra quem não pratica atividade física.
    Seu texto está muito bem explicado.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  15. oi
    excelente post , bastante informativo pra quem como eu não entende nada.

    ResponderExcluir
  16. Foi o único tipo de proteína que ainda não usei! Adorei conhecer um pouco mais sobre o suplemento e a marca!
    Adoro seus posts!
    Super beijos :*
    Www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  17. Foi o único tipo de proteína que ainda não usei! Adorei conhecer um pouco mais sobre o suplemento e a marca!
    Adoro seus posts!
    Super beijos :*
    Www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do post, super esclarecedor, eu inclui mais proteina na minha alimentação e tem sido otimo, preciso aprender sempre sobre o assunto pq to mudando meus habitos... bjos

    ResponderExcluir
  19. Quanta informações valiosas. Estou praticando exercícios, mas ainda não tomo nada. Gosto de saber de tudo certinho antes.

    Bjus

    ResponderExcluir
  20. Com essa postagem me deu saudades da academia hahaha

    ResponderExcluir

Se você pode sonhar, você pode fazer. "Walt Disney"

Voltar ao Topo da Página