quarta-feira, 20 de abril de 2016

AMINOÁCIDOS, onde encontro?


O que são os aminoácidos? 

Simples, são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Alguns podem conter enxofre em sua composição. Esses compostos se ligam, formando a molécula de aminoácido.

Os aminoácidos formam a estrutura das proteínas que estão presentes em nosso organismo. Basicamente, o que nutre nossos músculos são:

Carboidrato, água e proteína (aminoácido).

Portanto, percebam a importância dos alimentos que contém os aminoácidos em nossas vidas.


"Do total de 20 aminoácidos, o organismo animal somente produz 12. São eles: glicina, alanina, serina, histidina, asparagina, glutamina, cisteina, prolina, tirosina, arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico. Já os vegetais produzem os 20 aminoácidos. Por outro lado, os aminoácidos essenciais são aqueles que não são produzidos pelo corpo, mas são fundamentais na fabricação das proteínas. São eles: triptofano, lisina, leucina, fenilalanina, valina, treonina, isoleucina e metionina. Os aminoácidos essenciais são obtidos a partir da ingestão dos alimentos, como leite, queijos, ovos, carne, cereais, grãos, legumes e soja." 
(Saiba mais em Guia de Nutrição)

O que seria o tal BCAA, que falam tanto nas academias?



O BCAA (Branch Chain Amino Acids) que traduzindo para português quer dizer Aminoácidos de Cadeia Ramificada, são aminoácidos essenciais (o organismo não produz e é proveniente da dieta), são constituídos de 3 aminoácidos: valina, isoleucina e leucina.



 BCAA é utilizado principalmente pelos esportistas, fisiculturistas, praticantes de atividades físicas em geral porque são metabolizados nos músculos, auxiliando na recuperação muscular, evitando excesso de fadiga no mesmo, para produzir energia e para construir novas proteínas.



Embora as fontes de proteínas completas, como carnes, contenham BCAAs, a pesquisa mostrou que a suplementação adicional pode ser benéfica. Uma vantagem da suplementação desses aminoácidos reside na sua capacidade de aproveitar ao máximo o período pré e pós-treino.



Quais principais alimentos contém a maior quantidade dos aminoácidos essenciais de cadeia ramificada?
Alimento de alto valor biológico e "barato" é o ovo, contém todos os BCAA's e é prático, podemos fazer em diversas receitas, e se estiver na correria, pode comprar a clara e/ou a gema pasteurizada (assim evita contaminação de doenças) e consumir naturalmente, sem aquecimento.
Prático, néh?!
As carnes, variam em suas características, a concentração dos aminoácidos, mas no geral, trata-se de um alimento muito completo, rico em proteínas, gorduras, minerais e vitaminas, e a quantidade de carboidratos é quase que nula.
As carnes vermelhas tem uma grande quantidade de gorduras, é recomendado consumir carnes do tipo patinho, por ser das mais magras.

"A qualidade das proteínas das denominadas carnes vermelhas, como a de vaca, e das carnes brancas, como o frango, é muito semelhante e a sua diferente cor depende, acima de tudo, do seu diferente conteúdo em ferro."




Os peixes e seus familiares...

O peixe, tem uma composição nutritiva muito parecida com a da carne, embora seja mais fácil de digerir pelo seu inferior número de fibras conjuntivas e tendões. Dispõe, igualmente, de proteínas com alta qualidade biológica (Possuem em sua composição aminoácidos essenciais em proporções adequadas. É uma proteína completa.) e é rico em vitaminas A e D, embora seja pobre em vitaminas hidrossolúveis, destacando-se entre os minerais, o iodo, o fósforo, o sódio e o potássio. O que difere o peixe da carne vermelha é a quantidade de gorduras, por isso é conveniente que, a alimentação seja variada e com menor quantidade de carnes vermelhas. A recomendação varia, mas em geral os médicos e nutricionistas aconselham que o consumo de carne vermelha seja de uma vez por semana, e nos demais dias variar entre carnes brancas, magras e ovos.
"Consulte seu nutricionista"
A gordura dos peixes são benéficas, mas para quem busca baixar q quantidade de gordura em sua dieta, é bem vindo escolher peixes como a tilápia, que tem alta concentração de proteína e baixa gordura.

Agora, se você é vegano, já sabe que também encontra os aminoácidos nos alimentos vegetais, mas a variedade na sua mesa deve estar presente diariamente, e insisto - Para ver resultados, sem colocar em risco sua saúde, procure um profissional capacitado para orientar nas escolhas.
A soja é um alimento contraditório e cheio de estudos controversos, muitos estudos dizem que eleva o estrogênio, inibindo a testosterona, principal hormônio anabólico e construtor muscular. 
A maioria dos grãos são ricos em carboidratos, é um alerta, pois para ganhar peso inesperados, é um pulinho.

Nada em abundância traz benefícios, dosar é fundamental.

 Uma dica para quem quer obter resultados, independente do seu objetivo, é aprender a se organizar, carregue suas refeições para onde for, em uma bolsa térmica
Eu tenho vários modelos. 


Gostou?
:.Compartilha.:
Veja algumas receitas AQUI no blog

Fontes:
www.infoescola.com/bioquimica/aminoacido/
www.guiadenutricao.com.br/aminoacidos/
www.dicasdetreino.com.br/bcaa-o-que-e-como-e-porque-tomar/
www.medipedia.pt
CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS POSTAGENS.
NÃO PERCA NENHUMA DICA!

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Um comentário:

  1. Amei o post, pois sempre dizem pra gente que são importantes, mas nunca explicam o que é! E vc explicou tudo direitinho. Adorei!

    ResponderExcluir

Se você pode sonhar, você pode fazer. "Walt Disney"

Voltar ao Topo da Página