sábado, 11 de junho de 2016

Fibra de maracujá

Feita a partir da casca, das sementes secas e moídas do maracujá, tem propriedades benéficas para o nosso organismo, uma delas é na absorção dos açúcares e gorduras ingeridas, além de ser rica em vitaminas, antioxidantes e minerais (como o fósforo, ferro e vitaminas B), substâncias capazes de melhorar as redes neurais auxiliando na memória, diminuindo o estresse e promovendo maior disposição.
A quantidade de fibras é predominante, através da casca obtém maior quantidade, transformando em farinha, chega a ter 10 vezes mais do que na polpa, e a principal fibra é a pectina, que se transforma em um gel no estômago, trazendo diversos benefícios à saúde.

"A fibra de maracujá é rica em pectina: substância que, ao ser ingerida, se transforma em um gel que bloqueia parte da absorção de gorduras e carboidratos pelo nosso organismo, dando uma sensação de saciedade. Com essa propriedade é possível uma redução dos níveis de colesterol e principalmente um grande auxilio para uma dieta balanceada com a intenção de emagrecimento.
A pectina também é capaz de reduzir a velocidade com que o nosso organismo absorve o açúcar, dessa forma também ajuda a reduzir os níveis de glicose no nosso sangue. Essa propriedade, além de ajudar na dieta emagrecedora, 
é crucial para as pessoas que tem diabetes.(relvaverde.com.br)

Da série:

Gente, tem muitos alimentos boOons que auxiliam a sua dieta e que não interfere em nada nos ganhos de massa muscular e na perda de gordura, muitos destes alimentos auxiliam, promovendo maior saciedade, melhora na imunidade, disposição, entre outros.
É lógico que a pessoa não deve ingerir uma quantidade absurda de fibras, linhaça, chia...
Tudo é o equilíbrio, para tudo na vida, certo?!
Enfim, consulte um nutricionista e fale sobre estes produtos, tenho certeza que ele irá te incentivar ao consumo, pois desde que seja inserida na hora e quantidade ideal no seu dia-a-dia, trará inúmeros benefícios.


Eu coloco 1 colher de sopa desta mistura, pela manhã, juntamente com aveia, banana e glutamina.
 
Podemos comprar a fibra pronta ou fazer em casa.
Simples assim:
(receita do site: mdemulher.abril)
1. Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.

2. Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.

3. Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.

4. Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.

5. Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
Gostou? Compartilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você pode sonhar, você pode fazer. "Walt Disney"

Voltar ao Topo da Página